domingo, 1 de agosto de 2010

Re-orientaçao profissional

Hà exactamente um ano atrás, encontrava-me imersa numa enorme depressão. E, tal como tenho vindo a aprender, de momentos muito difíceis saem sempre grandes aprendizagens... e foi o que me aconteceu!

Entre muitas outras questões que me coloquei nessa altura, uma delas prendia-se com a minha carreira profissional. Todos sabem que desde que comecei a trabalhar como Fisioterapeuta, comecei também a questionar-me sobre se seria realmente isto que queria fazer e essas duvidas acentuaram-se nesse período menos fácil da minha vida.

Comecei entao a procurar cursos que me interessavam e como adoro decoração, resolvi informar-me sobre um curso de decoração de interiores numa escola privada aqui da cidade. E fiquei contente. Parecia que finalmente tinha encontrado a minha verdadeira vocação. Por isso, no Dia Aberto dessa escola (uma vez ao ano, as escolas abrem as portas às pessoas do exterior, para que estas possam conhecer os trabalhos dos seus alunos) eu estava là, ansiosa por ver aquilo que seriam os meus futuros trabalhos. Mas, ao contrário do esperado, eu nao sai de là excitada na ânsia de começar logo o curso; pelo contrário, sai desanimada, frustrada, desmotivada... aquilo que tinha visto como trabalhos nao me atraiam em nada!

Vim para casa com uma nuvem negra por cima da cabeça, qual personagem de banda desenhada! Percebi que o que gostava era de decorar, mas talvez fosse mais numa de decorar a minha casa e ajudar na decoração da casa das amigas, mas mais do que isso... nao sei se gostaria assim tanto!

Em plena depressão, sem qualquer saída para a minha desmotivaçao profissional, resolvi procurar a ajuda de uma coach para um coaching profissional. E depois de muito dinheirinho investido, muitas horas de reflexão, de busca interior, cheguei finalmente a algo que me agradou.  O conselho da coach era continuar ligada à saúde, de maneira a nao perder os meus anos de investimento em Fisioterapia. Simultaneamente, das sessões de coaching salientou-se o meu interesse pela gestão e management, nada de novo para mim puisque sempre gostei de gerir, de organizar, sempre gostei de papelada e, como diz a minha mae, saio ao meu pai, que gosta muito de mandar!

Encontrei finalmente uma pos-graduaçao que me parecia interessar e, com a ajuda da coach, là enviei a papelada toda para concorrer. E para nao variar muito, passaram-se semanas e semanas e nada de resposta. Pensei que, ao verem o meu CV, me haviam considerado demasiado nova e sem experiência suficiente para iniciar tal pos-graduaçao; pensei ainda que devido ao facto de nao ter o meu diploma ainda reconhecido pela Croix Rouge Suisse, eles nao me iriam aceitar...

Fui de férias, mentalizando-me que ainda nao era desta que encontrava solução para as minhas duvidas profissionais. E eis senão quando, ao regressar de férias, tinha à minha espera uma cartinha dizendo que me esperavam a 9 de Setembro, para o primeiro dia de formação!

E assim, no dia 9 de Setembro de 2010, começo uma pos-graduaçao em Economie et management de la santé, na Université de Lausanne! Estou felicíssima e ansiosa por começar. Levo comigo o espirito aberto, porque sei que posso nao gostar dos conteúdos e se assim for, nao faz sentido continuar. Mas estou feliz por ter a oportunidade de começar algo tao diferente da minha formação inicial, mas que me parece corresponder mais do que Fisioterapia. Estou também feliz porque, ao comunicar esta novidade ao meu grande chefe, tive conhecimento de que hà muitos posts abertos nesta área e que por isso sera relativamente fácil de encontrar trabalho na área!

O que me deixa mais desgostosa (mas pronto, vale a pena o esforço) é:
- o facto de ter que utilizar os meus dias de férias para fazer a formação, uma vez que a minha instituição de trabalho nao me dà os dias (apenas me dao os dias no caso de formações relacionadas com a minha profissão actual). Tal significa que durante 1 ano, a Sofiazita nao tera um único dia de férias!
- os cerca de 12.000 Fr.-- que me sairão do bolso para pagar tal formaçao!

Tirando estes pequeninos "senão", estou contente, feliz e de bem com a vida! Resta-me terminar o meu Memoire de fim de curso da pos-graduaçao que iniciei no ano passado de Praticienne-Formatrice, uma pos-graduaçao que me permite dar formação pratica aos estagiários de Fisioterapia e em Setembro, là começo eu nova batalha!

E eu sei que este post pode ser visto como uma falta de humildade da minha parte, que eu nao tenho necessidade nenhuma de estar para aqui a declarar as minhas presentes e futuras formações profissionais. Mas:
1) Este blog é o meu blog e nele escrevo exactamente aquilo que me apetecer escrever, aquilo que me apetecer partilhar... mesmo que isso nao agrade a algumas pessoas!
2) Quem nao gosta do que lê ou nao fica feliz quando partilho coisas que me deixam feliz a mim, entao nao sei o que vêem aqui fazer! 
3) Como uma grande amiga me disse, nao me posso sentir culpada por ter ambições profissionais e ir atrás delas. Também nao tenho culpa que outros nao tenham tais ambições! Cada um é como cada qual!
4) Sim, estou orgulhosa de mim e do meu percurso profissional e isso deixa-me feliz. Assim como partilho neste blog coisas que me deixam triste, gosto também de partilhar coisas que me deixam feliz e orgulhosa de mim. 

Por fim, gostaria apenas de dizer que, ao criar este blog, o meu intuito nao era de escrever por escrever (porque para isso, escrevia o tao esperado e desejado livro), mas de escrever para partilhar experiências. Isto porque considero que, trocando experiências, nos podemos ajudar uns aos outros; isto porque, quando hà um ano atras estava em profunda depressão, li blogs que me ajudaram de alguma forma a ultrapassar esse mau momento. Espero por isso que as minhas experiências profissionais sirvam de inspiração a todos aqueles que procuram, tal como eu, uma outra orientação profissional. Nao desanimem e essencialmente procurem ajuda dos que sabem. Se tiverem oportunidade de fazer coaching,  invistam, porque vale realmente a pena. Simplesmente nao fiquem sentados à espera que algo aconteça; fiquei sentados apenas o tempo suficiente para encontrarem algumas respostas, para meterem algumas ideias em ordem... às vezes sao precisos meses de sofa, ali estendidos a deprimir profundamente, para nos levantarmos depois mais seguros, mais sabedores e mais determinados. Por isso sim, sentem-se e parem de vez em quando, mas apenas o tempo suficiente e necessário, nao mais do que isso!

Gostaria apenas e ainda de dizer que gostaria de ser sempre humilde e acessível, faça quantas formações fizer na minha vida. Que a arrogância, o rei na barriga ou a luta pelo poder nunca façam parte da minha vida! Porque mesmo se a minha mae me diz que o que eu gosto é de mandar, mesmo que o meu namorado me diga muitas vezes "Sim, Salazar!" e mesmo que no ano que passou, tenha tido problemas por querer que no trabalho, as coisas fossem exactamente como eu queria, essa nao é a pessoa que quero ser, nem é isso que procuro com a formação que se avizinha! 

Procuro ser feliz naquilo que faço e como faço e nao quero fazer nada desrespeitando os outros e desrespeitando os valores que me foram transmitidos. Mesmo quando acho que "EU é QUE SEI"!

Beijos,
SOFIA

1 comentário:

  1. Agradeço o comentario aqui colocado anteriormente!
    O comentario foi retirado porque:
    1) Continha uma msg que se destinava nao so a mim, como ao "Isak" e mensagens para o "Isak" nao vêm para este blog! Usem facebook, email... no meu blog nao! é o meu blog, nao do "Isak".
    2) Nenhum comentario se justifica quando se tratam de assuntos que podiam ser discutidos cara-a-cara. Isto é um blog, nao é o programa da tarde da SIC onde se lava roupa suja.
    Qualquer comentario que entre numa destas categorias, sera imediatamente suprimido!

    ResponderEliminar