terça-feira, 10 de agosto de 2010

7 dos 20 passos para a felicidade (Jorge Bucay)

1. Conheça-si a si proprio.

"Se nao começarmos por nos conhecer, sera impossível sabermos quem somos, reconhecermo-nos nos nossos actos e assumirmos a responsabilidade por cada um deles. Nunca saberemos com clareza qual é o limite entre o interior e o exterior.

Se nos desejamos verdadeiramente conhecer, devemos aprender a olhar-nos com coragem, decidindo simplesmente ser, mesmo correndo o risco de nos perdermos por um momento. "
Pag. 15

2. Tome decisões sobre a sua liberdade.

"A nossa forma de protesto ou de rebeldia nao deve ser concebida para destruir aqueles que pensam de maneira diferente, mas sim com o intuito de nos juntarmos todos na edificação de um mundo melhor."
Pag. 22

3. Abra-se ao amor.

4. Deixe o riso fluir.

"(...) distracções, a nossa própria estupidez e a alheia, e por vezes a mania de vivermos a vida com demasiada seriedade. "
Pag. 34

"Ter a capacidade de nos rirmos de nos próprios constitui uma condição necessária para desfrutarmos de determinadas coisas estranhas e absurdas que nos acontecem. é um sinal de maturidade que sente quem nao necessita de ser correcto nem bem sucedido para se sentir seguro de si mesmo."
Pag. 35

5. Aumente a sua capacidade de escutar.

"Temos dois ouvidos e uma so boca para nos lembrarmos de que devemos escutar o dobro do que falamos."
Pag. 41

6. Aprenda a aprender com humildade.

"(...) dose de modéstia, porque aprender é sempre um acto de humildade."

"Aquele que nao quiser descer do pedestal de quem tudo sabe, assim como aquele que sem escutar despreza os outros porque supõe ou, pior ainda, acredita que estes nao lhe podem ensinar nada, nao conseguira aprender seja o que for com os demais.

Nao ha pior condenação do que a de se ficar limitado a saber apenas aquilo de que ja se tem conhecimento. Esse é o caracter dos convencidos."
Pag. 47

"Com o tempo, vemo-nos obrigados a aceitar que ha  outras pessoas que também sao detentoras da sua verdade."
Pag. 50
7. Seja sempre cordial.

"Os Gregos diziam que é facil uma pessoa aborrecer-se, mas fazê-lo com a pessoa adequada, no momento adequado e com a intensidade adequada é património dos sábios."
Pag. 52

Sem comentários:

Enviar um comentário