quinta-feira, 8 de julho de 2010

É ele a pessoa certa?

Ontem à noite tive uma curta conversa com uma amiga sobre relações amorosas. Isto porque tenho tendência a observar as relações de amigos e amigas e a questionar-me sobre até que ponto as pessoas são felizes e se sentem satisfeitas com a relação. Questiono-me mesmo sobre até que ponto as pessoas se questionam sobre a sua própria felicidade, os seus próprios desejos, sobre o que procuram finalmente naquela relação. E de uma coisa não tenho qualquer dúvida: há muito boa gente que não se questiona e ponto final! As pessoas acomodam-se naquela relação sem se questionarem realmente se é aquilo que desejam para si!

É triste que assim seja. É triste porque quem está de fora apercebe-se que existem coisas (comportamentos, reacções, olhares, gestos...) que indicam um mau prognóstico. Pelo menos para mim. Será que aquela rapariga se apercebe das atitudes do namorado ou será que lhe passa completamente ao lado? Será que ela vê o mesmo que eu vejo e tenta simplesmente ignorar? Será que ela se sente realmente feliz com aquele namorado que tem atitudes que para mim sao inaceitáveis? Serei eu demasiado exigente no que toca a relações? Talvez aquela rapariga esteja certa... talvez nunca se encontre o par ideal e por isso seja melhor acomodarmo-nos e adaptarmo-nos aos "defeitos" dele. Talvez, no fim de contas, a rapariga que se acomodou seja mais feliz do que aquela que procura o namorado ideal, que talvez não exista mesmo!

Admiro todos os amigos e amigas que chegaram àquele momento da vida deles em que têm a certeza de que estão com a pessoa certa. Por vezes nao sei se me quero casar pela festa em si ou se quero simplesmente celebrar o facto de ter chegado a esse ponto em que me sentirei satisfeita e feliz com a relação que tenho, em que terei certezas de que quero estar com aquela pessoa até ao fim da minha vida, aceitando os seus defeitos como irrelevantes e aceitaveis. O problema está realmente aí: serei eu demasiado exigente no que toca aos defeitos deles ou estarei certa ao desejar o melhor para mim? Ter-me-ei eu iniciado numa busca sem fim?

A S. diz que para cada panela, a sua tampa e quando olho à minha volta e vejo certos rapazes e raparigas em relações amorosas, sou obrigada a concordar! Tenho apenas receio que isso não se aplique a mim; e se nao houver tampa para a minha panela? E se eu já tiver encontrado essa tampa mas tenha sido de tal maneira exigente, que a joguei fora pensando que encontraria melhor?

Ultimamente tenho-me colocado a questão de até que ponto estamos moldados pela sociedade a viver em casal, que nem nos apercebemos que por vezes o ideal seria vivermos conosco próprios!? Quando olho para trás, lembro-me de ter sido muito feliz nos poucos e breves momentos em que estive sozinha! Quererá isso dizer alguma coisa? Serei eu daquelas mulheres que acabarão sozinhas? Depois penso no meu desejo em ter filhos e pergunto-me se nao serei eu daquelas mulheres que farão uma inseminação artificial ou arranjarão um gajo para as engravidar e depois criarão a criança sozinhas, porque no fim de contas nao há lugar para um homem na vida delas? Ou será verdade a expressão "Nao podemos viver sem eles nem com eles!"?

O monólogo que aqui escrevi tem feito parte de algumas conversas com amigas. Mas a verdade é que não a posso ter com qualquer pessoa. Nao vou questionar uma amiga de casamento marcado com receio de a deixar a ela com dúvidas em relação ao que quer que seja; nao vou questionar a amiga que acabou de casar e vai ter bébé com receio de, mais uma vez, a deixar a ela também com dúvidas; nao vou questionar aquela amiga que nunca se questiona sobre o que quer que seja porque nao saberia responder-me ou ajudar-me. Acho que seria bastante interessante ouvir o ponto de vista de um homem sobre estas questões mas o meu gajo não é rapaz para estas "tretas" de conversa (como ele desejava poder chamar!) e como tal, resta-me escrever neste blog, esperando que algum leitor misterioso (ou não) me responda a algumas destas questões ou que partilhe pelo menos um pouco das suas aprendizagens comigo!

Um beijo madeirense e até breve,
SOFIA

3 comentários:

  1. miga sabes que eu nao tenho problemas em dizer o k penso; e na minha opiniao ja encontraste tampa pa tua panela, é verdade que quando estamos a ver as coisas do lado de fora vemos melhor, e podes ter a certeza que eu nao digo isto so pa ser simpatica. Nao sao todos os namorados que dao importancia aos pequenos desejos da companheira.
    Num casal a pessoa ideal nao existe; simplesmente existem 2 pessoas que adaptam-se uma à outra e para ixo é necessario um esforço de ambas as partes; pk defeitos todos temos.
    Imagino que tenha sido muito bom o tempo que passast sozinha pk eu tb ja tive desses maravilhosos momentos.......mas sabes um segredo; quando estas acompanhada so keres ter momentos de solidao, mas quando estas sozinha so keres ter aquela pessoa que quando chegas a casa cansada do trabalho esta a tua espera e pergunta : como foi o teu dia meu amor?;
    Quanto a casar??????Claro pk nao ???? todas as mulheres sao dignas de uma enorme festa, xim pk partilhar a vida toda com alguem é um casamento, mesmo que nao cases; entao pk nao fazer a festa?????
    olha o meu caso k por 2 vezes ja tinha casamento marcado e disse no ultimo momento nao, e agora ja tou a caminho do 3, e ate ao ultimo minuto tudo pode acontecer.......lolllll

    O meu melhor conselho para ti hoje é: nao leves para casa o problema dos outros, aproveita todos os momentos ao maximo; pk passar a vida toda a pensar na questao "e se?" nao vale a pena.


    S.P

    ResponderEliminar
  2. ahhh e nao tenhas problemas em perguntar as amigas kk coisinha; ao menos eu nao fico com duvidas em relaçao ao que quer que seja, vê la que escrevi o meu comentario quando so falta 1 mes para o meu xim; E MAIS GRAVE acabei de sair do museu do sexo em amesterdao...lolllll

    Aproveita a praia e o tempo maravilhoso da ilha da Madeira.

    S.P.

    ResponderEliminar
  3. hum acenta-me a carapuça e caros leitores julgo ser aquela amiga que nunca se questiona mt com o quer que seja.... lolol e acreditem que as vezes faço um esforço pa reflectir mais sobre as coisas mas ao fim de 2 minutos sinto que ja reflecti o suficiente e esqueço assunto. sera bom ou mau? bem n sei mas acho que sou assim e pronto. admiro-te amiga, e ja to disse varias vezes,pela maneira como ves as coisas e por seres um ser insatisfeito ( isto n e dito no mau sentido mas anetes alguem que busca constantemente)
    como sabes es a minha consciencia e e bom ter-te por perto :)

    beijoca grande e continuacao de boas ferias

    love you

    ResponderEliminar