sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ai se eu mandasse...

Estou revoltada! A sério que estou!
Todos sabem o quão fiquei apaixonada pela Madeira após os 8 meses de estágio profissional que fiz na ilha, mas há coisas que se passam por estas bandas que me deixam completamente revoltada!Correndo o risco de sofrer pressões da parte do Alberto João, arrisco a prenunciar-me e a usufruir daquilo por que tanto se lutou durante anos - a liberdade de expressão (que com os últimos acontecimentos televisivos, parece ser algo que em Portugal, não é ainda dado adquirido). O que se passa na Madeira é provavelmente o mesmo que se passa em Portugal continental; a diferença é que, com a dimensão da Madeira, tudo se sabe, mas mesmo TUDO!

Comecemos por coisas menos graves. Namoros. Toda a gente come toda a gente. O namorado actual de uma era o grande amor (será que ainda é?) da outra. O ex-namorado de uma, que a trocou por outra, foi apanhado na cama com uma terceira e ao que parece nunca deixou de andar com a primeira. Até mesmo o meu rapaz namorou com uma e depois namorou com a irmã dessa (só faltou mesmo a mãe das raparigas... sim que o meu rapaz é um garanhão de primeira, o que é que pensam?!). Até eu, nos meus poucos meses nesta ilhota, me envolvi em histórias malucas e acabei por ser aquilo a que normalmente chamamos de a-cabra-que-tentou-roubar-o-meu-namorado; até nas fotos de infância do meu rapaz encontrei pessoal com quem me aventurei por aí! São só histórias! E é melhor que eu tenha cuidado na maneira como descrevo os casos neste blog, não vão apanhar-me aí na rua e dar-me um enxerto de porrada por dizer as coisas como elas são!

Outra. Nunca conheci tanta miudagem da minha idade com o curso de medecina como aqui na Madeira. Olhem que eu frequentei 3 escolas diferentes em Lisboa, vivi 23 anos no "contenente" e só conheci 1 pessoa que seguiu medecina. Ao que parece, os genes madeirenses são mais inteligentes que os continentais e só por isso, é melhor eu ficar-me pelo meu rapaz ou no máximo dos máximos, trocá-lo por outro madeirense, para ver se tenho filhotes inteligentes ou  jogadores de futebol (ah Cristiano, mesmo com unhas de pés pintadas de preto, um filho de não-se-sabe-quem e uma merda de prestação neste Mundial, continuas - não sei como! - a ser o orgulho dos madeirenses).

Ainda outra (e poderiam haver muitas mais). No que respeita à saúde aqui na Madeira, mãe do céu!!! Sempre disse isto e agora estou ainda mais convicta: se algum dia eu ficar doente nesta ilhota, vocês levem-me imediatamente daqui para fora, agora nesta ilha NÃO! Ser tratada por estes médicos nem pensar! A medecina na Madeira é - provavelmente não muito diferente do que acontece no continente, mas por lá nunca vi nada que me assustasse- um negócio. Desde fazer tudo o que é possivel e imaginário para se ganhar dinheiro com cirurgias, até erros médicos que nem eu cometia (Srs. Fisioterapeutas, todos vocês conhecem a orientação de uma rótula num joelho certo?). Se eu quizesse, por exemplo, abrir uma clinica de Fisioterapia na Madeira, teria que ter um espaço fisico com determinadas condições e dimensões, teria que ter um WC adaptado aos handicapés, etc etc etc. Seriam exigências atrás de exigências que me impediriam de abrir uma clinica igual a muitas outras a funcionar na Madeira, que sem responderem aos minimos exigidos, conseguem acordos com seguradoras e médicos. Basta conhecerem-se as pessoas certas ou ter nome de familia ou ter muito dinheiro para calar o pessoal e pronto, está feito o negócio (com a saúde) na Madeira. É inadmissivel!

E agora podem vir com aqueles comentários do "Ah e tal, que és muito ingénua filha! Que isto é assim por todo o lado!". Pó cara**o com essas tretas! Não é ingenuidade; chamam-se a isto valores, valores morais, valores humanos. Mas o que é isto? Basta ter-se dinheiro para transformar o inaceitável em algo normal e inquestionável? É que estas pessoas, que negoceiam a partir da saúde dos outros, que brincam com a vida de outros seres humanos para ganharem mais uns tostões (de que muitas vezes nem precisam!), nem se questionam se estão a fazer bem ou mal, esqueceram a ética e a deontologia das suas profissões, esqueceram os valores que lhes foram transmitidos (ao que parece nem sempre!). É uma luta de tal forma constante pelo poder e pela fortuna, que estas pessoas esquecem-se de valorizar o que deveria ser valorizado: deviam estar felizes e realizadas de poderem exercer com qualidade as suas profissões e é este o único estímulo que deviam ter. Mas não. O dinheiro é o estímulo. Nao interessa se estragamos a vida de uma pessoa, nao interessa se a fazemos sofrer por um erro médico... estas pessoas esquecem-se que têm seres humanos nas suas mãos e os doentes não passam de objectos totalmente manipulados como peças de xadrez por estes profissionais que são, supostamente, os profissionais de qualidade da Madeira!

Tudo se sabe e tudo se aceita. É um complô que protege os poderosos, os ricos, os (afinal!) marginais! E não há muito a fazer quanto a isso! E é por razões como estas que os realmente bons profissionais fogem daqui como gato escaldado; não há espaço para os bons e honestos; não há espaço para aqueles que realmente gostariam de tratar os doentes como ser humanos que são. Os bons profissionais permanecem no continente após os estudos e cada vez mais - e porque no continente não está assim tão diferente - acabam por emigrar.

Sim, falta-nos o sol, falta-nos o mar, falta-nos o bom comer... Mas no estrangeiro valorizam-se os profissionais de qualidade, profissionais com ética que respeitam a deontologia da profissão. Respeitam-se a valorizam-se os profissionais de valores marcados, os honestos, os humanos.

Posso vir a perder muita coisa no meu percurso de vida, mas Deus me livre, DEUS ME LIVRE de negligenciar todos aqueles valores que me foram transmitidos e esquecer o verdadeiro propósito do meu trabalho. Que o meu salário ao final do mês seja sempre justificado por um trabalho bom e honesto para que eu possa ao final do dia deitar a cabeça na almofada e sentir-me afortunada (e não estou aqui a falar da fortuna bancária)!

Ai se eu mandasse...

Sem comentários:

Enviar um comentário