domingo, 23 de março de 2014

Como aplicar o Minimalismo nas nossas relações sociais?

Ha dias - e por vezes, vários dias consecutivos - em que as coisas parecem correr todas mal! Esta semana, vivi vários dias assim! Falta de silêncio, de meditação, de oração, falta de alinhamento? Talvez sem duvida!

Uma das situações recorrentes da semana foi a falta de cumprimento de palavra da parte de varias pessoas que fazem parte da minha vida! E eu tenho muita dificuldade em lidar e compreender isso de uma maneira mais espiritual!

Quando varias pessoas combinam algo comigo e que depois nao aparecem sem darem qualquer justificação, eu começo por questionar-me com um "porquê?". Mas o "porquê?" nao conduz a lado algum! O "porquê?" faz-nos entrar numa espiral de ruminação sobre o assunto, uma espiral que nos conduz a um estado em nada positivo e portanto limitante! Por isso, o que tento fazer nessas alturas (e que nao é nada fácil) é substituir o "porquê?" por um "o que é que eu tenho a retirar como aprendizagem desta situação?".

Tantas situaçoes semelhantes acumuladas conduziram-me a um novo ponto de exaustão! E quando sinto essa exaustão, eu agradeço (ou devia agradecer) a Deus porque é uma emoção potente que tem a capacidade de accionar a mudança! Quando me sinto exausta, sou capaz de ser muito honesta comigo própria e ver as coisas com uma clareza brutal!

No meu caso, algumas dessas pessoas que me deixaram "pendurada" já o fizeram outras vezes! E a ai questiono-me sobre a razão pela qual ainda mantemos uma relação que na realidade nao passa de uma relação de conveniência! Apenas nos reencontramos quando um de nos se sente so e nao tem outra companhia, quando um de nos precisa de algo do outro... Enfim,  nao sao relações baseadas em amizade (que é uma forma de amor). Sao relações que se constroem em volta da necessidade, da falta de algo e que por isso, so trazem mais necessidade e carência (lei da atracção funciona mesmo)! é engraçado como quando essas pessoas falham no cumprimento da sua palavra, isso me faz sentir a falta de Amigos, me faz sentir carente emocionalmente, me faz sentir sozinha! Falta, falta, falta! Quando tudo o que eu desejo é abundância, abundância e abundância!

Por isso, ontem foi noite de limpeza! Limpei do meu telemovel números de pessoas com quem tenho supostamente uma relação de amizade mas que nao passam de relações que preenchem vazios, da minha parte ou da outra! é claro que todos nos temos nos nossos contactos pessoas que nos prestam serviços e a quem recorremos quando deles necessitamos, mas eu nao falo dessas pessoas pois com essas temos relações claramente definidas sobre uma base de prestação de serviços! Eu falo daqueles "amigos" a quem no fundo sabemos que nao deveríamos chamar de amigos mas com quem acabamos por o fazer porque, volta e meia, nos da jeito a nos ou a eles!


E isto faz-me pensar no conceito de minimalismo (para os interessados no assunto, tem um blog português muito inspirador aqui). Minimalismo nao é ter uma casa com poucos moveis ou viver com poucos bens materiais! O minimalismo é livrarmo-nos da tralha, da tralha que pesa e prende e que nos impede de avançar e de sermos felizes! Essa tralha nao é apenas material; é igualmente social, mental... Nao me considero uma minimalista, mas adopto cada vez mais alguns principios do minimalismo na minha vida! A limpeza que fiz ontem no meu telemovel foi a aplicação do principio de base do minimalismo: livrarmo-nos da tralha que apenas pesa e que nao traz felicidade autêntica!

Esta na altura de "deixar ir", de desapegar de relações que nao nos servem mais! Acredito que cada pessoa que passa pela nossa vida, vem com um proposito. E muitas vezes apegamo-nos e temos dificuldade em largar, mesmo que esse propósito ja tenha sido cumprido! De repente, ja nao nos divertimos tanto juntos, ja nao passamos tanto tempo juntos, ja nao temos tanto assunto... deixem ir! A minha coach Paula Abreu  dizia "Você pode ficar triste, claro que pode. Mas nao se apegue, deixe ir...".


Por amor a mim, por amor a ti, por amor a nos, eu desapego, eu deixo-te ir e abro assim espaço para o Novo na minha vida, na tua vida, na nossa vida!

Por amor!

1 comentário:

  1. Li com muita atenção o teu trabalho, foi um amigo me que me falou dele, não posso fazer do minimalista em comentar este trabalho, pela sia pertinência, mas posso tirar uma lição importante do sujeito. a evolução e a modernização, conduz os seres humanos ao isolamento, homem misantropo é o homem moderno, aquele que a evolução esta a devolver ao seu estado natural: viver pelo interesse, interagir pela conivência, existir pelo amor de parecer, o teu trabalho demonstra a verdadeira imagem do estado desta sociedade! O amor por si mesma, não é do egoísmo, é antes de tudo o valorizar-se enquanto pessoa dentro desta sociedade corrompido! Ao prazer de voltar a lê-lo!

    ResponderEliminar