quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hora de mudança!

A águia é a ave com a maior longevidade da sua espécie, chegando a viver cerca de 70 anos! Porém para chegar a essa idade, por volta dos 40 anos ela necessita tomar uma grande decisao. é que nesta idade, as suas unhas estão de tal forma compridas e flexíveis que ela ja nao consegue agarrar as suas presas para se poder alimentar. Também o bico se torna demasiado alongado e curvo. Nessa situação, a águia so tem duas alternativas: deixar-se morrer ou... enfrentar um doloroso processo de renovação que dura cerca de 150 dias!

Esse processo consiste no seguinte: a águia voa para o alto de uma montanha onde se recolhe num ninho feito próximo de um paredao. Nesse lugar, a águia começa a bater com o bico contra o paredao até conseguir arranca-lo, enfrentando de forma corajosa este processo tao doloroso! Espera até nascer um novo bico com o qual arrancara as velhas unhas. E após 5 meses de um recolhimento doloroso, a águia "renasce" para mais 30 anos de vida!

Todo o processo de mudança é um processo de desenvolvimento. Des-envolvimento. O que significa que para nos envolvermos com o novo (no caso da águia, uns novos 30 anos de vida!) precisamos de des-envolver, des-apegar do velho (as velhas unhas, o velho bico!). Claro que des-envolver nao é facil, porque conhecemos muito bem tudo aquilo que vamos "perder", mas nao temos ideia do que vamos ganhar em troca! Para além disso, muitos de nos continuam a viver situações que nao nos fazem feliz mas às quais nos habituámos e que se tornaram portanto confortáveis! E sair da nossa zona de conforto, largando tudo aquilo que conhecemos para nos lançarmos no desconhecido é, concordo, aterrador!

A minha busca incessante pela felicidade, leva-me a querer mudar constantemente coisas em mim, na minha vida, no meu trabalho, nas minhas relaçoes. Diferencio claramente e racionalmente aquilo que me faz feliz daquilo que me da prazer e este, ja dizia um provérbio hindu, "é somente a sombra da felicidade". Porém, nem sempre consigo operar a mudança que tanto almejo ou pelo menos, nao tao rapidamente quanto gostaria! 

Se tu, tal como eu, tens coisas na tua vida que gostarias de mudar, coisas que nao contribuem ao teu projecto de felicidade, lembra-te que a mudança é um processo e nao um episodio. Um processo é composto por varios pequenos passos entao começa com pequenos passos e acumula pequenas vitorias. Estas alimentam o teu espirito dando-te forças para prosseguires no teu proprio caminho. é como um musculo que pretendes tonificar; sao necessarias varias semanas senao mesmo meses de treino para se alcançar o resultado desejado! 

E depois, se fores como eu, vao haver dias em que vais cair, dias em que te dizes "Estava a fazer tudo certo e hoje estraguei tudo!". Nesses momentos, sê indulgente contigo proprio. Na verdade, se conseguisses tudo logo à primeira, o mais certo era nao aprenderes absolutamente nada com a experiência e saires dela tao "burro" quanto quando entraste! O importante é levantar e voltar a acumular pequenas vitorias! Levantar sempre e cair cada vez menos! Isso fortalecer-te-a!

E para terminar quero apenas dizer-te o quanto te admiro, pela coragem que tens de te enxergar com olhos de gente e de assumires que tens coisas em ti e na tua vida que gostarias de fazer diferente, melhor! Benditos sejam os que vivem na vulnerabilidade da autenticidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário