domingo, 27 de maio de 2012

1 mês depois... (do regresso)

Quando se regressa de uma viagem como aquela que fiz, é bom que se tenha uma resposta preparada para dar às pessoas que reencontramos e que nos perguntarao "Entao, o que aprendeste? Encontraste as respostas que procuravas?". Algumas pessoas receavam que viesse decidida a deixar a Suiça, outras ansiavam que eu regressasse pronta a largar a profissao e a iniciar uma carreira numa outra area completamente diferente... Por isso, nestas ultimas três semanas, tentando responder ao que me tem sido perguntado, acabei por formular a grande resposta, que tardara em chegar!

Qual foi realmente o grande resultado desta viagem? Re-encontrei fé.

Quando revivo o mês de Abril, apercebo-me que jamais senti solidao. Nao desesperei, nao chorei, nao tive medo de estar so, nao tive medo de caminhar ou pedalar por caminhos desconhecidos, nao receei os rostos diferentes do povo balinense, nao temi a barreira linguistica e fiz tanta, mas Tanta coisa que nunca pensara conseguir fazer "sozinha"!
Sei, sinto, que nunca estive realmente sozinha. Nao estive, asseguro-vos! Algo, ou Alguém, tomou conta de mim, protegeu-me e ajudou-me a encontrar os sítios, as pessoas e as coisas que eu precisava encontrar! Se a palavra "Deus" me era antes difícil, nestas ultimas semanas tornou-se mais fácil e a meditação começou a deixar mais espaço à oração! Tem sido com esta que me tenho mantido conectada, que me tenho sentido próxima das emoções sentidas em Bali. Segurança, confiança, serenidade...

Algumas peças encaixam-se no puzzle, enquanto outras permanecem ali de lado, esperando que eu capte the big picture!

Estes quatro anos na Suiça têm sido duros; o pais e o emprego levantaram questoes em mim que eu nunca antes colocara! Graças a esta experiência, eu abri-me à espiritualidade, terreno por desbravar! Explorei diversas terapias, participei em workshops de desenvolvimento pessoal, vi dezenas de filmes e documentarios e li ums dezenas de livros de auto-ajuda, encontrei pessoas com quem tive conversas interessantissimas e viajei para Bali. Tudo isto porque estou aqui e porque tenho este emprego! Portanto, nao apagaria de forma alguma estes quatro anos da minha vida, nao deixaria (se houvesse essa possibilidade!) de vir para ca e fazer o que faço... porque tudo aquilo que tenho aprendido através  desses filmes, livros e pessoas maravilhosas que me têm surgido no caminho, TEM VALIDO MUITO A PENA!

E a viagem (so agora) re-começou...

2 comentários:

  1. "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9


    SR

    ResponderEliminar