domingo, 8 de abril de 2012

Fuck, just do it!

7 da manha e o despertador toca. Horas de levantar, mas desta vez nao é o emprego que me espera. As 8 da manha, o rendez-vous (RDV) é no Yoga Barn para mais uma aula de yoga.

Como cheguei mais cedo - sim, que eu sou daquelas pessoas que chega sempre mais cedo aos RDV! - tive ainda tempo de mergulhar no maravilhoso livro "Contrats sacrés" oferecido pela minha querida SR.

Pequeno momento de leitura para iniciar de seguida a minha aula de yoga que, confesso, vai-se tornando mais suportável! Hoje ja so olhei para o relógio uma vez e embora a mente continue a divagar (é que até de um episódio de "Sex and the City" me lembrei hoje!), ja vou conseguindo distanciar-me dos pensamentos e observa-los passearem pela minha mente.

Aula terminada, hora de regressar ao home stay para um mergulho na piscina (sim, na minha segunda casa em Ubud tenho uma piscina!). Pelo caminho, resolvi parar na loja "The Bali Street Dog Fund", uma loja no centro de Ubud que, como o próprio nome indica, tem como objectivo angariar fundos para ajudar os inúmeros caes que circulam, abandonados e perdidos, pelas ruas da ilha. A ideia era passar, me deliciar com os cachorros bébés que por la se encontram e re-partir de sorriso nos lábios para o tal mergulho na piscina.

Plano furado!!!

Assim que me aproximo da porta, vejo uma cadela ja adulta com um daqueles focinhos irresistíveis! Entrei de imediato e fiquei alguns segundos num género de ante-camara da loja, entre a porta de entrada e um portão de ferro que impede os caes de saírem para a estrada.

Olhei para a cadela, que soltou de imediato um ladrar avisando a loja de que alguém ali chegara e que se empoleirou de seguida no portão com as suas patas dianteiras para me receber.  Mal acariciei o seu focinho, percebi que havia ali um problema! Do olho direito, nem sombras e o olho esquerdo apenas ligeiramente aberto! Enquanto a cadela, ainda empoleirada no portao, me lambia carinhosamente as maos, comecei a chorar descontroladamente!

A responsável da loja, apercebendo-se do meu estado, veio abrir-me o portão e mal entrei, larguei tudo o que trazia comigo e sentei-me no chão, acariciando o bicho com as maos e as lagrimas! Chorei durante os cerca de 10 minutos que ali fiquei no chao com ela, enquanto a responsavel procurava ignorar (ou talvez respeitar!) o meu estado!

O carinho e a gentileza que ela demonstrava ao lamber-me as maos davam-me mais uma lição de amor! As lagrimas surpreendiam-me mais do que qualquer outra coisa! Foram de tal forma instantâneas, genuínas e sobretudo inexplicáveis que era como se eu e ela nos tivéssemos encontrado novamente!

Muitas perguntas me ocorreram e comecei de imediato a pensar no que seria necessário fazer para a levar comigo para casa! Dirigi-me à responsável da loja e quis perguntar-lhe qual tinha sido o problema dela, mas o inglês ja por si tarefa difícil para mim, tornou-se ainda menos compreensível com lagrimas e soluços à mistura! Por momentos, envergonhei-me do meu estado descontrolado (Entao Sofia?! Recompoe-te!! Nao é situação para tanto!) mas o sorriso compreensível da responsável tranquilizou-me.! Que é um problema de nascença, que nasceu cega de uma vista e so vê 20% da outra, mas que esta bem, que de resto, é inteligente como qualquer outro cao e que ja tem uma casa à sua espera!

"Ok!", respondi sorrindo e soluçando ao mesmo tempo. Voltei para o pé dela e acarinhei-a mais uma vez, ao que ela respondeu com mais umas quantas lambidelas!

Caramba, quantas vezes resmungamos e mal tratamos os que estao a nossa volta so porque sim?! E ali estava eu, recebendo lambidelas carinhosas, sem qualquer amargura, raiva ou ódio de uma cadela que para além de cega, havia vivido perdida e abandonada nas ruas desta cidade! Se alguém ali precisava de amor era ela... mas a verdade é que sai de la com a impressão de que eu recebera mais amor do que o que dera!

Talvez por estar longe de tudo e de todos, talvez porque nao seja simples para mim viver esta experiência, talvez por tudo isto e muitas outras razoes que ignoro, sai da loja ainda a soluçar!

Eu e os animais.... vir a Bali esta a fazer-me recordar dessa minha grande paixão! Nova questão se coloca: que fazer com tudo isto?! Nao chegara de ignorar as nossas paixões genuínas para fit-in numa sociedade que nao é feliz?!

Como diria a minha P., "Fuck, just do it!"

1 comentário:

  1. Ao ler este post imaginei-te sentada com a cadela a lamber-te as mãos... consegui "ver-te" a chorar, a rir e a apreciar cada segundo. Os animais e td o que eles nos dão ... a reflectir! Bjc Tânia

    ResponderEliminar